ministerio:palavra & zeite
gestao: ministerial
crise economica nas
igrejas evangelicas brasileiras
na historia supracitada o medico, conquanto estivesse perfeitamente habilitado, nada pode fazer para socorreras vitimas do sinistro episodio: faltou-lhe ferramenta necessaria.Havia razao à sua indiguinaçao: sem recursos , sua capacidade profissional tinha pouco valor.
Será que nao ocorre algo similar com algum pastor evangelico fiel atualmente?sim , certamente há lider crista que , apesar de capacitaçao biblica/teologica/, está com a mente em abuliçao, o coraçao dolorido porque nao dispoe de equipamentos adequados
quantos sonhos enobrecedores estao engavetados !!quantos propositos egregios e relevantes, sepultados!quantos ministros frustrados! quantas igrejas apatias!quantas vidas perdidas!
sem recursos financeiros templos de adoraçao nao sao construidos, nem reformados ou ampliados :os eficientes e eficazes recursos midiaticos, conquanto uteis a propagaçao do evangelho, postos de lado;as necessidades dos crentes nao sao supridas:os planos cooperativos ficam pedentes,a prebenda pastoral corretamente, o sustento missionario nao é enviado etc.. Enfim, quanta tragedia ! tudo por falta de dinheiro!
Nao é novidade alguma diser que boa parte das igrejas evangelicasnao tem recursos financeiros suficiente. A historia se repete praticamente em todas represetates sejam tradicionais/pentecostais/neopetencostal;
Vou mais alem ,falta dinheiro para manutençao e expançao das escolas teologicas , centro de capacitaçao, associaçoes beneficentes, etc....Em todods es segmentos cujo o papel e inprecindivel, para o desenvolvimento do Reino de Deus.existe lideres preocupados,perplexos,alguns desanimados, pois o futuro lhes parece incerto e, as vezes aterrador.
Diante de quadro tao caótico, entao o que fazer?Desistir de tudo? Abadonar o ministerio?Cancelar a instituiçao de educaçao biblia-teologica?fechar as portas da igreja?
Porque falta dinheiro
em igrejas evangelicas leais a Deus?
embora a carência de verbas seja inrrefutavel e notoraia, as causas nem sempre sao mencionadas.ja disse no manual de teologia economica (kenos ed.2011)e no curso de administraçaode igreja, ambos com enfase em geraçao e administraçaode recursos economicos-financeiros, que por tras do caos nessa areia ( que atinge implacavelmente as igrejas evangelicas), estao entre outros , oe seguintes fatores :
1 -ausencia de solida teologia economica-financeira
2-conceituaçao negativa do dinheiro.
3-negligencia quanto as tarefas da igreja
4-descuido quanto ao perfil socioeconomico do rebanho
5-desvalorizaçaodo trabalho e pouca qualificaçao profissional
Tambemé evidente a falta de projetos , planejamentos eficientes e eficazes compromenten a geraçao de receita
Liçoes de um mestre em geraçao de
receita no perildo veterotestamentario
Quando se fala do rei joas, filho de Acazias e ziba de berseba(2reis 11:2/12:1), a conotaçaoé negativa. Raramente ouço algo de bom a respeito de sua vida e morte , um simbolo de apostasia e decadencia espiritual que ainda lhe é atribuido em plena pós-modernidade
Tenho consciencia da pecaminosidade que caracterizou a liderança de joas , especialmente a pois da morte de Joiada se ele quisesse poderia ter cido um excelente, prefiriu com tudo rejeitar a Deus , esse comportamento, apesar de sertos sucessos , levou a destruiçao
Outra questao interresante:parece que Joas nem sempre foi um apostata:comportou-se, por algum perildo, como um homen espiritual.Esta faze da vida joas é geralmente ofuscada tendo em vista a depravaçao posterior.Quem poderia imaginar que "joas" (o perverso) foi capaz de discerni e acolher uma visao enobrecedora? Ele restaurou o templo que estava em ruinas (2 cr 25:4-7), repudiou o sacrilegio-os filhos atalia profanaram as coisas sagradas (2 cr 24:7)purificou os utencilios outrora usados no serviço de baalins(2 cr 24:7)
Tais atitudes ratificam que nele avia algum vestijo de espiritualidade, nao min parece que alguem carnal se preocuparia com o templo do senhor!!!
Outra caracteristica singular de joas e sua {"competência administrtiva"}.A mesma se manifestou quando ele descidiu restaura o templo. Não avia recursos disponiveis para as despesas da reforma :a insigui visão estva comprometida :era portanto mister levantar fundos, majora recursos gera receita:Para resolver tal imparce o monarca dedicou-se na elaboração de um projeto eficiente e eficaz:
Não pensou em procrastinar ou aborta a visão de Deus, simplesmente porque faltava receita.Pelo concentrou-se na saida, nas alternativas, nas possibilidades.Destarte com, competencia administrativa impar , fez um projeto fatastico e arrancou fundos necessario à reforma !!! com isso apredemos que não há necesssidade de abandonarmos os projetos de Deus por coisa alguma, nem mesmo por falta de receita, porque o Deus que nos chamou é poderoso para prover para nossa vida!!
conf: claudivan silva